Estrutura do ISBN

ISBN
Desde 1º de janeiro de 2007, as agências nacionais de registro de ISBN fornecem apenas ISBNs de 13 dígitos, compostos pelos seguintes elementos:

  • Elemento GS1
  • Elemento do grupo de registro
  • Elemento do registrante
  • Elemento de publicação
  • Dígito de controle

Quando impresso, o ISBN sempre é precedido pelas letras “ISBN”.
Nota: Nos países onde o alfabeto latino não é usado, uma abreviação dos caracteres na escrita local poder usada em adição às letras latinas “ISBN”.


O primeiro e o último  elemento do ISBN possuem comprimento fixo e os outros três variável. Os elementos devem ser separados claramente por hifens ou espaços quando exibidos em forma legível por humanos:

ISBN 978-92-95055-12-4
ou
ISBN 978 92 95055 12 4
Nota: O uso de hifens ou espaços não tem significância léxica e serve puramente para melhorar a legibilidade. 


A extensão do elemento do grupo de registro e do elemento do registrante é relativa ao número de edições antecipadas do grupo de registro ou registrante.

Elemento GS1
O primeiro elemento do ISBN é um número de três dígitos disponibilizado pelo GSI, antigo EAN International. Os prefixos que já foram disponibilizados pelo GS1 são 978 e 979, mas pode haver outra alocação de prefixo no futuro, conforme necessário para garantir a continuação da capacidade do sistema ISBN.

Elemento do grupo de registro
O segundo elemento do ISBN identifica o país, região geográfica ou área de idioma participante do sistema ISBN. Alguns membros do sistema ISBN formam áreas de idioma (p.ex., número do grupo de registro 3 = grupo do idioma alemão no elemento 978 do GS1); outros formam unidades regionais (p.ex., número do grupo de registro 982 = Pacífico Sul no elemento 978 do GS1). O comprimento desse elemento varia, mas pode conter até 5 dígitos.

Elemento do registrante
O terceiro elemento do ISBN identifica um editor ou marca particular em um grupo de registro. O comprimento desse elemento varia em relação direta com o número esperado de edições do editor e pode conter até 7 dígitos. Editores com os maiores números de edições esperadas recebem os elementos de registro mais curtos e vice-versa.
Registrantes em potencial candidatam-se mediante a agência de registro ISBN responsável pela gestão do sistema ISBN no país, região ou grupo de idioma em que se baseiam para receber elementos de registrante exclusivos para eles. Quando esgotam a atribuição de ISBNs associados ao seu elemento de registrante, podem receber um elemento de registrante adicional, para oferecer futuras atribuições de ISBNs.

Elemento de publicação
O quarto elemento do ISBN identifica uma edição especial de uma publicação por um editor específico. O comprimento desse elemento varia em relação direta com o número esperado de edições do editor envolvido e pode conter até 6 dígitos. Editores com os maiores números de edições esperadas recebem os elementos de registro mais longos e vice-versa. Para garantir que o comprimento correto do ISBN seja mantido, dígitos em brancos são representados por zeros à frente.

Dígito de controle
O quinto elemento do ISBN é o dígito de controle. É calculado usando um algoritmo de módulo 10 ou entre em contato com a sua agência nacional de registro ISBN para orientação.