Aplicação do ISBN

Um ISBN separado será atribuído para cada publicação monográfica separada ou edição ou idioma diferente ou formato separado de uma publicação monográfica emitida por um editor.

Quando uma publicação monográfica for publicada com diferentes formatos e/ou detalhes, e/ou características de formato de produto e/ou conjuntos de restrições de uso que influenciem a acessibilidade da manifestação, cada versão deverá ter seu próprio ISBN.

Um ISBN separado não deve ser atribuído a uma edição inalterada ou reimpressão inalterada da mesma publicação. 

Alterações a publicações

Um ISBN separado será atribuído sempre que ocorrerem alterações significativas a uma parte ou partes de uma publicação em relação a edições anteriores da publicação, ou se forem feitas alterações significativas às características físicas ou digitais da publicação na nova edição.

Isso se aplica a alterações a:

  • o título e/ou subtítulo de uma publicação
  • idioma
  • nome do editor ou marca
  • nome do autor
  • teor textual além de pequenas correções a erros de impressão
  • formato do produto (p.ex., de capa dura para capa mole; de audiolivro em mídia física para audiolivro disponível para download)
  • detalhes do formato do produto (p.ex., de .pdf para EPUB; alteração nas dimensões do livro)
  • características do formato do produto (p.ex., de uma fonte de texto ‘normal’ para fonte de texto para disléxicos; de versão EPUB 2 para versão EPUB 3)
  • restrições de uso (p.ex., de impressão permitida para impressão não permitida, de usuário simultâneo único para vários usuários)

Uma alteração ao desenho ou cor da capa ou ao preço de uma publicação monográfica não exige um ISBN separado, embora um ISBN separado possa ser atribuído se solicitado pela cadeia de suprimentos (p.ex., mídia tie-in).

Publicações em folhas soltas e equivalentes digitais

Não se deve atribuir um ISBN a uma publicação em folha solta finita - ou seja, uma publicação em folha solta ou seu equivalente digital que não pretenda ter continuação indefinida ou continuamente (recurso integrado) ou a partes individuais atualizadas.

Publicações em vários volumes

As publicações podem ser compostas por mais de um volume e, nesses casos, um ISBN deve ser atribuído para cobrir todo o conjunto. Quando volumes individuais do conjunto forem disponibilizados separadamente, cada volume deve receber um ISBN exclusivo para identificá-lo. O verso da página de título (ou uma posição equivalente em uma versão não impressa) deve, em cada caso, exibir o ISBN claramente para o conjunto como um todo, além do ISBN para aquele volume particular.

Mesmo se a publicação em vários volumes for disponibilizada apenas como um conjunto completo, a atribuição de um ISBN separado para cada volume individual ainda é recomendada. Isso facilita várias etapas do processo de transação, incluindo o manejo de remessas quando nem todos os volumes forem publicados ou distribuídos simultaneamente e o suprimento de substituições em caso de cópias danificadas.

Pacotes de vários itens

Quando um pacote de vários itens for composto por mais de um produto elegível para ISBN, o pacote deve receber um único ISBN. Além disso, cada item no pacote que seja elegível para um ISBN deve ter ISBNs separados.

Quando um produto elegível for disponibilizado acompanhado de um item secundário que não seja elegível para ISBN, então um ISBN deve ser usado para identificar o pacote e outro ISBN para identificar o produto elegível, se este também for disponibilizado separadamente. 

Em um pacote composto por um produto de software educativo e seus manuais de usuário ou técnicos, um único ISBN pode cobrir todos os itens, se os manuais forem necessários para operar o software e úteis somente se acessórios ao software. Se esses manuais forem disponibilizados separadamente, deverão receber ISBNs separados.

Quando o elemento principal de um produto de vários itens não for um livro e nem um software educativo elegível, mesmo se um livreto for incluído como elemento acompanhante (p.ex., um livreto de instruções), então o pacote como um todo não é elegível para um ISBN.