CBL

Tire todas as suas dúvidas sobre a nova emissão do Clube de Leitura ODS

A participação na 1ª Seleção para o Clube de Leitura ODS é aberta a editores e autores de livros para crianças e jovens de 06 a 12 anos, que tenham sido publicados em língua portuguesa no Brasil no período entre 1º de janeiro de 2016 e 30 de outubro de 2020, e que estejam relacionadas com um ou mais dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. 
No período de 16 de novembro de 2020 até as 18 horas do dia 16 de dezembro de 2020.
A inscrição é gratuita.
A lista estará disponível no site da ONU após a divulgação do Clube de Leitura em Língua Portuguesa que está prevista para acontecer na Feira do Livro de Bolonha em 2021.
Não, a relação de obras brasileiras selecionadas será divulgada no website da Organização das Nações Unidas (ONU), junto às recomendações de livros já disponíveis e publicados nas seis línguas oficiais da ONU: árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol.
- A participação na 1ª Seleção para o Clube de Leitura ODS é aberta a editores e autores de livros para crianças e jovens entre 06 a 12 anos, que tenham sido publicados em língua portuguesa no Brasil no período entre 1º de janeiro de 2016 e 30 de outubro de 2020. 
-  Considera-se “livro” a obra intelectual publicada com ISBN e Ficha Catalográfica presentes na publicação, conforme legislação pertinente¹. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.753.htm
 - Não possuir ficha catalográfica é motivo para desclassificação. 
- A data de publicação do livro deverá constar em sua Ficha Catalográfica, ou em qualquer outra documentação que possa comprová-la, para que se ateste a conformidade do livro com o prazo estipulado no regulamento. 
- Não serão aceitas, em nenhuma hipótese, inscrições de obras com Ficha Catalográfica que não esteja em conformidade com os critérios obrigatórios de classificação bibliográfica. 
- Em caso de falsificação, além da desclassificação sumária, os responsáveis serão notificados.
- A autoria do livro deverá ser de autor(es) brasileiro(s) nato(s), naturalizado(s) ou estrangeiro(s) com residência permanente no País. 
- Serão aceitos livros traduzidos para a língua portuguesa, desde que o autor responsável pela tradução seja brasileiro(s) nato(s), naturalizado(s), ou estrangeiro(s) com residência permanente no País.  
- Os livros participantes necessariamente deverão conter tema associado a pelo menos um ou mais dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
- Serão aceitas inscrições de livros em coautoria e coedição. 
- É permitida a participação de livros publicados em formato impresso e digital. 
- Será permitida a participação de livro lançado apenas em formato impresso, ou apenas em formato digital.
- É permitida a participação de livros que compõem coleções. 
- É permitida a participação de coletâneas e antologias, desde que o responsável pela inscrição assuma que todos os autores da obra estejam cientes e autorizem a participação.
- Independente do formato, é imprescindível que a obra esteja acessível aos leitores que desejem adquiri-la, seja por disponibilidade de mercado e/ou venda direta pela editora.
 
Para efeito da seleção de obras, serão considerados:
- A originalidade do texto, a originalidade da ilustração, o uso artístico e competente da língua e do traço, a qualidade das traduções, considerando o conceito de objeto-livro, que inclui o projeto editorial e gráfico.
- A adequação da obra a um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável assinalados pelo participante no momento da inscrição.
- O comitê responsável pela avaliação poderá relacionar a obra a outro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável que não tenha sido indicado no momento da inscrição pelo participante.
- Os nomes dos integrantes do comitê só serão revelados no lançamento da relação de obras brasileiras que integrarão o Clube de Leitura ODS em língua portuguesa.
- As decisões do comitê serão definitivas, não cabendo quaisquer recursos, reclamações ou impugnações.
 
No e-mail que você recebeu tem o motivo pelo qual sua obra foi reprovada. Caso resolva o problema e queira concorrer é necessário fazer uma nova inscrição.
Não há limite de inscrições.
Sim, no momento da inscrição, assinale quantas categorias desejar.
Um e-mail será enviado ao responsável pela inscrição caso a obra seja aprovada ou reprovada.
Caso não seja localizado o ISBN, o participante deverá entrar em contato com a equipe de atendimento da Agência Brasileira do ISBN, que irá verificar o motivo, além de indicar os passos para localização do mesmo. O contato deve ser feito por meio do formulário Fale Conosco

Ainda tem dúvidas?

Clique aqui e entre em contato pelo formulário do Fale Conosco.
 

 

Patrocínio

Realização: